terça-feira, outubro 31, 2006

Só para vos dizer...

que sobrevivi maravilhosamente ao primeiro dia de trabalho!
Fui muito bem tratada, bem recebida e ainda tive direito às histórias da Senhora da Limpeza habitual que já regressou ao activo após uma ausência de vários meses e as histórias que ela continua a ter que contar...
Mas ontem, o insólito deu-se quando, a tirar fotocópias, reparei num casal que estava todo entretido a copular à janela, eram cerca das 16h00...é caso para dizer que assim não há condições! Mas pelo menos demos umas valentes gargalhadas...
Bom dia para vocês e obrigada pela força!

domingo, outubro 29, 2006

Tenho que vos confessar...

que estou cheia de medo de amanhã chegar ao meu serviço, após um mês e meio fora e acabar assim:


Só que morena!

sábado, outubro 28, 2006

Anúncio


A partir do mês de Novembro este blog orgulha-se de apresentar as previsões para 2007 do já vosso conhecido Prof. Chulá Muitó com o alto patrocíno da empressa "Previsões Futurísticas mais ou menos fiáveis".
Aceitam-se encomendas para previsões mais personalizadas que serão afixadas neste espaço.

sexta-feira, outubro 27, 2006

quarta-feira, outubro 25, 2006

Desafio

da Salta Pocinhas e com a ajuda preciosa do Tongzhi (sim, porque sou a raínha da preguicite aguda) cá fica a minha resposta ao desafio colocado no Raposices!


Olhos: Castanhos
Cabelos: tb
Altura: depende dos saltos
Peso: isso é segredo de estado
Ascendência: eles andam ai
Signo: touro com ascendente em escorpião (hehehehehe)
Sapatos que está a usar: não estou
Fraqueza: raramente, é preciso estar mesmo muitas horas sem comer
Medo: de não atingir os meus objectivos
Objectivo que gostaria de alcançar: isso agora
Frase que mais uso no messenger: Lololololol (será que conta? Senão: Como estás?)
Melhor parte do corpo: nariz
Pepsi ou Cola?: Cola
MacDonalds ou Bobs?: quem é o Bob?
Fuma?: não
Palavrões: às vezes até ferve, mas tento controlar-me (mas porque caralho é que tenho que responder a estas coisas?)
Perfume: Knowing
Canta?: e o cão uiva...
Toma banho todos os dias?: Claro que sim, excepto quando não há água ou gás, ai penduro-me em casa de amigos
Gostava da escola?: eu até que gostava
Acredita em si mesmo?: pergunta interessante, belisquei-me, existo logo acredito em mim mesma.
Tem fixação com a saúde?: dos meus dentes!
Dá-se bem com os seus pais?: Há momentos
Gosta de tempestades?: Muito
No último mês bebeu alcool?: Não
Fumou?: Não (este ano)
Usou drogas?: Não (este ano) de resto no comments!
Fez compras?: Pedi ao meu irmão para fazer por mim, conta?
Comeu um pacote inteiro de bolachas?: Brioches serve?
Comeu sushi?: Não gosto
Chorou?: Muito
Fez biscoitos caseiros?: já fiz algures num passado brilhante enquanto cozinheira, depois curei-me!
Pintou o cabelo?: uma vez, negro, medo muito medo.
Roubou?: hóstias não consagradas antes da primeira comunhão...
Número de filhos: 0
Como gostaria de morrer?: muito rapidamente e sobretudo não causar dor aos que ficam
Piercings?: nope
Tatuagens?: nope
Quantas vezes o seu nome apareceu nos jornais?: exceptuando um jornal que eu fazia na escola (o Batatas Fritas), acho que nenhuma
Cicatrizes no corpo?: poucas, eu é mesmo mais na alma
De que se arrepende de já ter feito?: ter perdido tempo com gente estupida
Cor favorita: azul
Disciplina favorita na escola?: inglês
Um lugar onde nunca esteve e gostaria de estar: só um é demasiado redutor
Matutina ou nocturna: nocturna
O que tem nos bolsos?: nada
Daqui a dez anos imagina-se: tranquila

Quem quiser tentar, feel free ou como dizem os americanos, sintam-se à vontade...

terça-feira, outubro 24, 2006

Sugestões de Leitura

Por estar doente há tanto tempo, tenho-me entretido com alguns dos meus passatempos favoritos que normalmente, na lufa lufa do dia-a-dia, vão ficando comprometidos. Por isso, aproveitei este período, entre outras coisas, para ler alguns livros, alguns são muito recentes, outros nem tanto, mas hoje escolhi uma selecção especialmente relacionada com os descobrimentos para vos apresentar sucintamente. Dois desses livros apresentam a temática dos descobrimentos na sua versão espanhola, isto é, muito mais aguerrida e sanguinária, e um da versão portuguesa dos acontecimentos.
São eles, "Malinche" de Laura Esquível; "Inés del Alma mía" (traduzido como "Inês da minha alma") de Isabel Allende e "A lenda de Martim Regos" de Pedro Canais. Os três são romances, logo versões de momentos históricos ficcionados, no entanto, muito interessantes entre si.
"Malinche" de Laura Esquivel, fala-nos da chegada de Hernan Cortés ao actual México e de como se processou a conquista desse território. Confesso que Cortés é um personagem histórico repugnante, mas ao mesmo tempo fascinante, o que se passaria dentro daquela cabeça? Quais seriam os seus limites? Tinha limites? Malinche foi a "língua" que o acompanhou durante parte das suas campanhas e o retrato de Cortés é relativamente fiel, mas muitas das minhas interrogações só poderiam ser respondidas através de uma mesa pé-de-galo...mesmo assim, aconselho a sua leitura.



"Inés del alma mía" de Isabel Allende, refere a conquista do Chile e como Inés Suaréz acompanhou Pedro de Valdivia nesse feito histórico. Como sempre Isabel Allende dá um enorme protagonismo a uma mulher que efectivamente teve o seu lugar na história, mas que nunca foi devidamente realçado. Se "Inés del Alma mía" é menos sangrento que "Malinche", não é menos verdade que as cenas de confronto entre espanhóis e nativos são muito bem descritas e o leitor consegue facilmente imaginar-se desprotegido no meio de centenas de nativos inimigos que claramente não queriam estabelecer qualquer tipo de trocas comerciais, mas sim aniquilar os espanhóis que representavam uma ameaça ao seu território. Esta é também uma diferença interessante entre os dois livros, Isabel Allende consegue fazer-nos sentir os argumentos que um lado e o outro tinham para querer ficar com aquele território, mas sem nunca se esquecer que hoje em dia o Chile é um país uno e que o seu povo são os chilenos, uma mistura entre espanhóis e índios. Também realça que essa mistura se obteve através da morte de milhares de índios e da violação de outras tantas índias.
Convém referir que ambas as autoras apresentam a conquista espanhola como uma série de actos de selvajaria, extremamente sanguinários e que denotaram uma enorme incapacidade por parte dos espanhóis de usarem a diplomacia e negociarem.



Finalmente, "A lenda de Martim Regos" de Pedro Canais, é um livro escrito com português da época, que abrange o período de 1453 a 1537, e que relata os Descobrimentos e uma série de eventos que lançam Martim Regos numa enorme aventura de espionagem pelos quatro cantos do mundo e porque não, na procura de uma identidade portuguesa. É muito interessante seguir os personagens relacionados com Martim Regos e inseridos na sua época, o Infante D. Henrique, D. João II ou Thomas More são referidos directa ou indirectamente. Apesar de extenso e às vezes tão exagerado que impossível, é um livro que nos faz reflectir sobre uma época considerada de ouro da nossa História e ao mesmo tempo nos faz soltar umas boas gargalhadas com as venturas e desventuras do protagonista...

segunda-feira, outubro 23, 2006

Palavra de Honra

que não compreendo o Ministro da Saúde, eu sei que existem inúmeros defensores dele, mas eu pura e simplesmente não o entendo. Estava eu ontem descansadinha* a ver o Telejornal quando oiço o ministro dizer que estava a ponderar a hipótese dos portugueses com algumas doenças infecto-contagiosas, nomeadamente a Hepatite C ou HIV/ SIDA, deixarem de ir aos hospitais para receberem a medicação e passarem a dirigir-se à Farmácia.
Num país como é Portugal, já estou a ver os excelentes resultados desta medida. Comecemos pelos que por natureza já têm dificuldade em cumprir um programa de medicação, nos hospitais estão inseridos numa base de dados e volta e meia o computador faz saltar uma janela que diz: "Fulanito já não vem à consulta há x semanas e não pediu mais medicamentos que devem terminar no dia y" ora, eu não sei se é sequer legal as farmácias possuirem este tipo de informação, nem sei se eles têm o software necessário.
Ainda no seguimento do acima referido, imaginemos que o fulanito, uns dias toma a medicação e outros não, dando assim hipótese aos virusmalévolos que passeiam dentro de si de criar uma muralha defensiva vulgus tornarem-se resistentes à medicação, como é que é? É que depois de se tornarem resistentes à medicação, pouco ou nada há a fazer excepto esperar que a ciência apareça com um novo medicamento. Já nem vou ao caso em que o fulanito, apesar de saber que é portador de uma doença mortal e altamente contagiosa, decide ter relações sexuais não protegidas com cicrano que será contagiado e que a partir desse momento, para além de contagiado, tem um virus resistente dentro de si.

Agora imaginemos que o fulanito até cumpre escrupulosamente a sua medicação, dirige-se à farmácia mais próxima para ir buscar mais medicação, e queixa-se de determinados efeitos secundários, o que é que acontece ai? Tem que se dirigir ao hospital, e também escusa de se dirigir às consultas, pelo menos as rotineiras, o que ele precisa é de um médico especializado que já tenha acompanhado centenas de outros casos. Este tipo de medicamentos não é como um antibiótico nem como um paracetamol, são verdadeiros coktails explosivos que para fazerem bem a umas coisas, destroiem outras. Estará o famacêutico à altura do desafio que se lhe coloca? Quererá o farmacêutico a responsabilidade? Eu no lugar dele não quereria.
Finalmente, sou só eu que tem ideia que o fulanito um dia, ao dirigir-se à farmácia poderia encontrar a coscuvilheira do bairro e ver a sua vida devassada e ser alvo da típica atitude nestas circunstâncias que é a de pôr de lado e olhar de soslaio? Ou será que as farmácias vão ter gabinetes para receber estes doentes? Como é que se assegura o direito à privacidade?
O que vale é que o ministro disse que ainda ia pensar sobre o assunto, mas noto que esta tem sido a táctica dele neste governo, atira uma ideia para o ar, depois recua ou não, e depois regressa em força.

* mortos no Iraque em barda, mastectomias e bombas atómicas, tudo o que uma pessoa precisa para dormir descansada...

sexta-feira, outubro 20, 2006

Desejo-vos um...

excelente fim-de-semana!!!!




Deixo-vos com uma música docinha para vos animar...

quarta-feira, outubro 18, 2006

Orçamento de Estado 2007 ou mais do mesmo

Desde que o Sr. Santos, como carinhosamente o Alberto João Jardim chama ao Ministro das Finanças, decidiu entregar o Orçamento de Estado para 2007, na passada segunda-feira, na Assembleia da República, que não se fala noutra coisa. Qual vitória do Porto ou derrota do Benfica (a esta hora o Sporting ainda não entrou em campo), o país parou no OE e só o OE é que importa.
Assim sendo, tenho que re-afirmar que não gosto do Sr. Santos, não é nenhuma novidade, já era conhecido de todos o que acompanharam a saga da entrega do IRS em Maio, mas o OE foi a gota que fez transbordar o copo e o que mais houvesse para transbordar.
Vamos lá a falar a sério, os casais e uniões de facto são totalmente equiparados e pagam menos. Os solteiros pagam mais. As despesas escolares dedutíveis são menores, com isto nos casais e união de facto anula-se o "pagam menos" e nos solteiros acentua-se o "pagam mais". Não satisteito o Sr. Santos diminui o preço dos medicamentos, bem como a comparticipação dos mesmos, mas aumenta as taxas de internamentos nos hospitais e as taxas de cirugia. Ou seja, que bem vistas as coisas, provavelmente não há grande alteração mesmo.
Voltemos aos solteiros, um solteiro que esteja no regime do trabalho dependente vai ver o seu escalão alterado, mas se esse solteiro tiver a distinta lata de ainda por cima ter o regime simplificado dos recibos verdes, vai pagar pela bitola grande. E é aqui que eu me entro, sou solteira e tenho todas estas coisas. Ou seja que em 2007 vou trabalhar para pagar os impostos, ou talvez me decida finalmente a fechar a actividade (leia-se recibos verdes).
Ao contrário do que hoje me foi sugerido, de que poderia sempre contrair matrimónio com algum emigrante que quisesse obter a residência*, acho que me vou dedicar a trabalhar menos. É óbvio que um casal tem encargos, mas não tem menos que um solteiro, talvez tenham encargos diferentes, mas eu falo por mim, tenho algumas despesas fixas para pagar ao fim do mês. Por isso, permitam-me "Oh Sr. Santos, não me lixe!"
Mas, quando eu achava que ele já não me podia surpreender, eis senão quando o Sr. Santos saca da cartola um coelho inesperado. É verdade, os deficientes em Portugal vão começar a pagar impostos. Eu não sou muito boa pessoa, mas bolas, eles já têm tantos obstáculos a superar por terem deficiências, ainda vão pagar impostos? Não poderia estar mais chocada e contra esta decisão. Não me venham com histórias de que alguns deficientes são advogados e ganham rios de dinheiro, também gastam rios de dinheiro em tratamentos e na procura duma solução para o seu problema.
Sei que nos próximos dias ainda vamos ter pano para mangas de discussão, mas entendam uma coisa, eu não gosto mesmo nada do Sr. Santos e nem vale a pena tentar alterar esta minha posição, mas eu ADORO o meu país, vou continuar a apertar o cinto, mas espero que eles também o façam, já chega de injustiça social!
*com o devido respeito pelos emigrantes que procuram uma vida melhor em Portugal.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Os Grandes Portugueses

Estreou ontem na RTP1 um novo programa intitulado "Os Grandes Portugueses", nesse formato temos que eleger aquele que foi para nós o português mais influentes na História de Portugal, pelo menos para nós.
Este formato não é novo, já existe noutros países e tem como objectivo criar uma espécie de consciência nacional, o que na União Europeia resulta pelo menos divertido...
Mas, como eu sou portuguesa dos 4 costados, estive a pensar que também tenho "grandes portugueses". Tenho 3: D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique e D. João II, sendo que os meus amores vão mesmo para o Infante D. Henrique, mas só se for mesmo mesmo mesmo obrigada a escolher.
E para vocês, quem são os grnades portugueses ou brasileiros que eu não quero que a Sofia deixe de comentar...

sexta-feira, outubro 13, 2006

Ambrósioooooooooooooooooooo!!!!

Então não é que estou farta de chamar pelo Ambrósio e ele se limita a ignorar-me? Ordinareco!

quarta-feira, outubro 11, 2006

Polónia-Portugal


Seria de esperar que depois do Azerbeijão, Portugal entrasse em campo na Polónia com vontade de vencer a equipa da casa.
Confesso que quando me sentei em frente ao televisor já tinhamos dois golos de desvantagem, o jogo foi aborrecido, lento e mau com ganas. Salvou-se no último minuto o golo do Nuno Gomes.
Esperemos que para a próxima seja melhor!

Wuthering Heights



Para apreciadores do Wuthering Heights fica aqui o encontro perfeito entre a obra literária e a música de Kate Bush...

terça-feira, outubro 10, 2006

Bizarrias...

Hoje foi um dia estranho, tive que fazer coisas que positivamente detesto, mas teve que ser e o que tem que ser tem muita força. Tive notícias estrambólicas de uma pessoa que quando eu acho que já não me pode surpreender, se re-inventa e ainda assim, estou tranquila. Suponho que chega a uma determinada altura na vida de uma pessoa que para sua salvaguarda e repouso mental, as coisas têm que ser relativizadas e postas no seu devido lugar. O que me assusta é se não estou a relativizar bem e dentro de umas horas ou uns dias vou ficar ansiosa e vem tudo, tipo avalanche, dar-me um estalo na cara.

domingo, outubro 08, 2006

O tempo


tem-se escoado com rapidez ultimamente...

sexta-feira, outubro 06, 2006

Às vezes

tenho conversas que tocam fios que vibram cá dentro e que eu até já me tinha esquecido que existiam, são como que cordas de uma viola que esteve arrumada muito tempo e que está com algumas cordas partidas e outras desafinadas...


quarta-feira, outubro 04, 2006

Tocones...

Ao longo dos anos habituei-me a ser olhada de lado, como um animal raro, porque quando falo com as pessoas gosto de as tocar. Isto dito assim soa um bocadinho mal, mas quando falo em tocar, é dar umas pancadinhas no braço, um abraço rápido e assim, nada de muito escandaloso. Pois em Portugal não é um hábito, nem mesmo entre amigos de longa data e como tal, pareço sempre uma destravadinha...quem me conhece não se importa demasiado, quem leva com esses mimos pela primeira vez normalmente encolhe-se...
E vocês, de que tipo são, "tocones" ou "no tocones"?
P.S. - A expressão "tocones" foi-me explicada em Espanha, como sendo aquelas pessoas que quando falam com outras verbalizam a sua estima também pelo toque.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Parece que

quando ando mais em baixo, o meu Sporting resolve dar-me mimos. Então não ganharam à União de Leiria e o Liedson marcou um penalty lindo?

Obrigada meninos!

domingo, outubro 01, 2006

Ando embruxada...


Então não é que não só não estou melhor, como ainda por cima estou a fazer alérgia aos medicamentos????
Diz-me lá quem és tu bruxa má, decidiste vir aqui enfreneziar-me a vida? Pois olha, sou teimosa que nem uma mula e não me vais ganhar!