quarta-feira, janeiro 11, 2006

A última vez...

Na vida de todos nós existe sempre uma primeira vez e uma última vez.
Hoje foi a última vez que o Corpo Diplomático acreditado em Lisboa apresentou os tradicionais cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Para o ano será um outro Presidente, uma outra forma de actuação, um outro Chefe da Casa Civil.
Muita gente se pergunta para que servem estas cerimónias, confesso que eu também me perguntava qual o objectivo até ter começado a conviver com os bastidores da diplomacia. Para os Embaixadores e Encarregados de Negócios, a.i., esta é a oportunidade de num breve minuto lembrar o Presidente daquela promessa de visita de Estado, ou agradecer alguma gentileza que o Chefe de Estado tenha tido para com eles ou o seu país. E hoje à noite o último concerto e jantar...
Confesso que quando o Dr. Jorge Sampaio começou estas lides presidenciais há 10 anos, não gostava dele nem um bocadinho. Faltava-lhe quase tudo para ser um bom Chefe de Estado, começando pela aparência, mas com o tempo ele foi-se fazendo ao cargo e conseguiu grandes acordos de bastidores para Portugal e para os empresários portugueses. Lembro-me concretamente da viagem que ele efectuou ao Canadá, reuniu um grupo de empresários, meteu-os no avião, estabeleceu objectivos em termos de número de acordos bilaterais a assinar e cumpriu.
Numa altura em que se fala crescentemente de diplomacia económica, o Dr. Jorge Sampaio conseguiu personificar cabalmente essa ideia. Fortalecer laços de amizade entre países com culturas diferentes, estabelecimento de acordos bilaterais, exposição de Portugal nos meios de comunicação social no exterior. Por muitos motivos, ainda que ensombrado por alguns acontecimentos menos bons, sobretudo no último mandato, penso que o Dr. Jorge Sampaio, será recordado com bastante carinho pelos portugueses.
Para o ano há mais e eu cá estarei para testemunhar as diferenças.

5 comentários:

Salta Pocinhas disse...

política?!?!? Arghhhhhhhhh!!!!
epah, o sampaio não tinha aparência... e estes têm????

Maríita disse...

Eu só estava a falar do actual. Os outros ainda se está para ver... é incrível a reacção que tens com a política... eu estava antes que tudo a falar da função presidencial...
Lascia perdere...

Anónimo disse...

Eu faço parte do grupo de portugueses que o recordará com carinho! A vêr vamos agora o que se avizinha...

Andorinha disse...

Eu cá sempre gostei do Sampaio...desculpem lá qq coisinha...
Não tenho carinho por políticos, são todos uns estrategas e cada um joga o melhor que pode e sabe (ou é aconselhado melhor ou pior, enfim...coisas de bastidores que os meus amigos jornalistas me contam). No final conta apenas o que fizeram pelo País, e ainda, até aos dias de hoje, vi nenhum fazer grande coisa.
Neste sentido, ser bonito ou feio, ter charme ou presença não me interessa NADA!Obras feitas são mto mais importantes!E isso........
Carinho e saudades deixo pra pessoas que conheço e de quem gosto. A eles só os vejo na TV ou junto às peixeiras, e conheço-los nunca tive o prazer/desprazer.

Salta Pocinhas disse...

É assim um bocadinho pior que urticária :)
Eu sei do que estavas a falar... sei ler ;)
aiiiii que feios que eles são!!!
e 'incapazes' serão concerteza, já sabes como é o povo, os que lá estão são sempre os piores :D