domingo, maio 01, 2011

Doenças, tratamentos e respeito

Não é segredo que sou portadora de uma doença rara, também não é segredo que faço um tratamento com uma bioterapia chamada Anakinra que me retira a imunidade, já agora, não é segredo que a maioria das pessoas não sabe nada sobre o que são doenças raras, bioterapias e ainda menos sobre a importância da imunidade no equilíbrio do organismo.

Se estou a escrever sobre este assunto hoje é porque estou em casa desde sexta-feira, de cama, a tossir e a espirrar, possuída por um mau humor enorme porque alguém (eu sei quem) esteve ao meu lado, doente, sabendo que eu não tenho imunidade. Essa pessoa disse-me toda a semana que era alérgia devido à elevada concentração de pólens no ar. Neste momento, o que eu sinto é uma raiva enorme. Lamento, não sou perfeita, acabo de passar três meses de cama, com uma infecção respiratória grave, que me deitou muito abaixo e ao fim de três semanas de regresso ao trabalho, estou como estou. 

Gostava que em Portugal se tomasse a mesma atitude que em certos países, certamente mais evoluídos que nós, quando uma pessoa está doente fica em casa para evitar o contágio a outras. Aliás informei hoje telefonicamente a minha entidade patronal que não voltarei a aceitar que me digam que sofrem de alérgias, ou os doentes vão para casa ou vou eu, muito trabalho ou pouco trabalho. Porque aquilo que me fizeram foi, mais uma vez, uma tremenda falta de respeito. Eu, quando adoeci, sabendo que a mulher do meu chefe estava grávida, falei imediatamente com os meus médicos, e informei-a que na opinião deles, ela deveria ter cuidado e ao minimo sintoma ir ao hospital, porque será que o contrário é tão difícil? A educação vê-se também nestas coisas.  

4 comentários:

Miau Fru Fru disse...

Infelizmente este tipo de civismo não existe em Portugal. Eu, que não tenho problema nenhum de imunidade, estou sempre a apanhar "bichos" porque o pessoal quando está doente vem trabalhar!! Imagino pelo que tu passas!

As melhoras Mariíta! Beijinhos

Andorinha disse...

Pra mim nao há diferença entre PT ou outro País. É uma questão de consideração pelo outro. E há poucas pessoas que pensem no bem estar dos outros antes do delas.
As melhoras Maria, um beijo enorme!

Rubi disse...

Nem mais minha querida. Espero que estejas melhor. Um grande beijinho

Clara disse...

oh minha querida, já não venho ao teu blog há muito muito tempo, e logo no dia em que venho vejo que estás doente, espero que por esta altura do campeonato estejas melhor, e concordo com a Andorinha... é uma questão de consideração e educação, um abraço