quinta-feira, setembro 28, 2006

A saúde


é um bem precioso, ninguém põe isso em causa. Mas em Portugal, não só é um bem precioso, como deve ser gerido com parcimónia. Hoje tive que marcar duas consultas, uma no Centro de Saúde da minha área de residência e uma de especialidade num consultório privado. A Consulta do Centro de Saúde seria em meados de Novembro e a do especialista ficou marcada para segunda-feira.
A diferença à primeira vista está no preço, mas não só. Para mim prende-se com o facto de eu, neste momento, poder recorrer ao privado, mas haver muita gente, mesmo muita que depende única e exclusivamente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), infelizmente os mais desfavorecidos.

Neste contexto, as novas medidas do Ministro da Saúde, parecem-me extremamente penalizantes para os utentes do SNS. Ninguém vai ao médico por não ter nada de melhor para fazer, vai porque precisa. É baseando-me neste raciocinio simples que não acredito que os utentes queiram ser internados e que façam pressão para se manterem internados e ainda menos acredito que um ser humano normal queira ser operado. Não entendo pois o que pretende o Ministro da Saúde ao aumentar as taxas moderadoras para internamentos e cirugias.
E já agora, para falar francamente, não entendo o que é que se pretende do SNS, nem o que é que anda a fazer o Ministro da Saúde.

5 comentários:

LoiS disse...

Nem sei o que te diga. Para este país é um tema tão complexo, que se arrasta. Quanto a este ministro, não o critico pois sei que não é culpado único. Mas mais uma vez não sei mais o que te diga!

Olha, talvez quando começarmos todos a pagar impostos e a deixarmos de ser corruptos a coisa mude. Talvez !!!!!

Um país com + dinheiro precisa-se !!!!

TONY, Duque do Mucifal disse...

sim é verdade Lois. Mas os nossos politicos nunca dão o exemplo. Num País com um ESTADO DE DIREITO individuos como o Isaltino Morais, Valentim Loureiro e afins já estariá nos calabouços. E viva o Chávez! (sic)

asdrubal tudo bem disse...

1º por acaso até concordo que se se criem taxas moderadoras desde que elas sejam para penalizar quem pode recorrer ao sistema privado e nunca às pessoas de menos posses.

2ºestás enganada quando dizes que as pessoas não vão ao médico e ao hospital por prazer. há muita gente que não tem nada e vai para as urgências só por solidão e por não ter mais nada que fazer. (tens razão no que diz respeito ás operações)

vinte e dois disse...

É mesmo. Há pessoas que vão ao médico quase que por vício. Há tempos, em conversa com uma colega que trabalha num centro médico, é disse-me que há pessoas que é rara a semana que não vão ao médico... mania das doenças, simplesmente!! :)

DIV de divertida disse...

é por estas e por outras que me sinto em raiva e com vontade de dar cabo deles.
não me merecem qualquer crédito e o pior é que nao posso fazer nada contra quem quer coordenar a minha vida!