quinta-feira, agosto 31, 2006

De outros tempos

Tenho estado a rever a série "Norte e Sul" que passou no final dos anos oitenta no Canal 1. Para quem não se lembra foi uma daquelas séries de rara qualidade que prendia toda a gente ao écran, as famílias vibravam com o elenco, com os bons e os maus, com as histórias de amor e aprendiam algo sobre a Guerra da Secessão.
Sabe-me bem esta onda nostálgica. E levanta outras questões, se nos anos oitenta os portugueses viam e gostavam de séries de qualidade, porque é que agora só têm direito às Floribellas e ao Morangos com Açúcar? Será que emburreceram? Será que deixaram de saber ler as legendas? Espero que as guerras de audiências não nos levem mais para baixo.

6 comentários:

TONY, Duque do Mucifal disse...

EXACTO! Antigamente tinhamos séries de qualidade. Eu quando andava no 8º Ano todos nós vibravamos com uma serie que dava ás 3ª feiras. Para além do grande Herman José. Naquela altura tinha piada...agora...anda amarelo!

LoiS disse...

AGORA ESTAMOS VELHOS !

PS. falo por mim, sorry

o gajo dos avioes disse...

a minha teoria da conspiração é a seguinte:

através de programas execráveis e que nos embrutecem o pensamento, os governantes, grandes empresas e os próprios média mantém-nos sob um maior controlo. é mais fácil dominar uma 1000 com palas nos olhos do que 1 com livre pensamento.

todos estes tipos de programas que vão passando actualmente nas nossas televisões só servem para uma coisa: distrairem-nos de todas as barbaridades que se passam no nosso país e internacionalmente.

enfim, sei que isto parece um bocado ficheiros secretos, mas... como dizem os espanhois, yo no creo en brujas, pero que las hay.. las hay.

LoiS disse...

Fénix que raio de discussão tão filosófica amigos. Temos a 2: e os canais temáticos ( para quem tem cabo ) para nem nos chatearmos com isso !!!!

Eu próprio só soube da existência dos "morangos com açucar" pela imprensa quendo falaram no sucesso que era. Os cantores "D´zrt" ou que raio, apenas conheci porque os apanhei numa viagem que fiz à Madeira no avião onde ia, e fui obrigado a saber quem eram !!!!

Porra, não papo Tvs que não me interessam ... vcs são obrigados ????

Têm uma excelente oferta na cabo de boas séries e se não tiverem cabo a 2: passa tb bons programas !

Maríita disse...

Visconde,
Eu fartava-me de rir com o Duarte e Companhia, então havia lá um episódio em que entrava a sogra dele que andava com a carteira cheia de tijolos, um must! Claro que via também as outras e ainda, os 3 Dukes, the famous five, galática, e muitas outras séries.

Tony,
O maior problema do Herman é não te entendido que as piadas fáceis já não lhe saiem como antigamente e continua a repisar um formato que já deu o que tinha a dar.

Lois,
Fala por ti! Eu não estou propriamente velha, a questão é que os critérios para a escolha da programação são pouco exigentes. Por outro lado, aproveito para te re-lembrar, que só tenho 4 canais, RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Arthur,
isso vem dar força a quem acha que se está a diminuir o standard de qualidade e se o critério de escolha da grelha é o que dizes, então ainda é mais lamentável já que, nem sempre o caminho mais fácil é o melhor e isto aplica-se também à Televisão.

Só à laia de provocação, as nossas donas de casa deveriam ver as congéneres desesperadas...

Gajo,
Mas não se tinha decidido que o Governo da República ia deixar de meter o bedelho na programação da televisão pública? Ok, eu ouvi as últimas notícias que afirmam que do Gabinete do próprio Sócrates saiu um fax para solicitar que não se desse demasiado tempo de antena aos incêndios, mas mesmo assim custa-me acreditar que o Sócrates pudesse ser tão bushista.

De todas as formas, a escolha da programação é efectivamente uma excelente forma de desviar as atenções do pessoal do que ai vem.

Beijos a todos

Eva Shanti disse...

Nos anos 80 havia tanta série que, mesmo com 20 anos, podia substituir a Floribela e os Morangos...

Até o Barco do Amor ou Fame, conseguem ter mais conteúdo. Via-se bom cinema também, muitos filmes dos anos 40 e 50.

Eu adorava o Norte e Sul!

Bjs