quarta-feira, março 02, 2011

Portugal e a Alemanha

Tenho seguido com atenção as notícias que levaram à demissão do Ministro da Defesa da Alemanha. Aparentemente, o senhor plagiou a uma tese de doutoramento e apresentou-a como sua. Conclusão: um político alemão, cometeu um crime de plágio e renunciou ao seu doutoramento e também ao seu cargo político.

Nós por cá, temos um caso semelhante. Um Domingo, um fax, uma licenciatura que ninguém no seu juízo perfeito pode considerar válida. Conclusão: um Primeiro-Ministro que não se demitiu, não se demite e claramente não se demitirá.

Hoje, no jornal Diário Económico, a Dra. Ana Gomes, reflecte sobre a necessidade de Portugal recorrer ou não ao fundo de resgate da União Europeia. De acordo com a Eurodeputada socialista, Portugal não precisa de recorrer ao fundo e acrescenta que "este ataque feito a Portugal está muito relacionado com o preconceito que os alemães têm em relação ao nosso país e aos países do Sul". Lamento imenso ter que discordar com a Dra. Ana Gomes, em primeiro lugar, Portugal precisa de uma solução que não passa por taxas de juro a 7,5% e coisas do género. Em segundo lugar, a Alemanha tem estado a pagar por toda a União Europeia. Aquando da reunificação, foi pedido aos alemães um esforço suplementar no pagamento de impostos para suprir as faltas existentes no lado leste, e o povo alemão, apesar de não gostar, pagou. Agora o povo alemão tem que pagar mais impostos para "ajudar" os povos do Sul. É para mim óbvio, que os alemães não estão satisfeitos com esta situação, se eu fosse alemã também não estaria. O que se passa em Portugal, é culpa dos portugueses, não dos alemães. Foram os portugueses que não fizeram as reformas que eram necessárias para garantir a sustentabilidade da sua economia, foram os portugueses que gastaram acima das suas posses e são os mesmos portugueses que continuam a negar tudo o que é necessário para endireitar o país.

1 comentário:

Rubi disse...

Nao poderia estar mais de acordo amiga. Respondi sobre o Kindle no meu espaco. Recebeste o meu email em resposta ao teu? Abraco!