terça-feira, março 08, 2011

A Biblioteca Privada de Hitler

Este é o título de um estudioso, Timothy W. Ryback, sobre a Biblioteca que os americanos encontraram junto a Hitler quando tomaram Berlim. A primeira coisa que me surpreendeu na notícia publicada pela SIC, foi que nunca ninguém se tinha preocupado em saber o que é que Hitler lia.

É sabido que a maioria das chefias hitlarianas eram cultas, apreciavam música clássica, literatura e pintura. A percepção que eles tinham da Cultura e o uso que dela faziam é que não é exactamente a mais adequada aos meus olhos.

Em segundo lugar, é espantosa a variedade de livros que componham a Biblioteca de Hitler, existiam todo o tipo de livros, literatura clássica, banda desenhada, filosofia. O que me faz concluir que Hitler era um homem curioso, sabia que não tinha educação formal suficiente e procurava cultivar-se, quizás não sempre da melhor forma, mas a verdade é que o fazia.

O que me leva a preguntar, estrapolando para os dias de hoje, será que os líderes europeus se dão ao trabalho de ler, conhecer a História Mundial, ou limitam-se a ser executantes de planos orquestrados pelos partidos políticos que representam? Não pretendo fazer a apologia dos líderes hitelarianos, até porque não partilho de todo a sua ideologia, mas gostaria de ter políticos mais cultos e mais cientes das suas raízes culturais.

1 comentário:

Rubi disse...

Uma observacao muito interessante e pertinente amiga. Pois, acho que ja' nao existem politicos como antigamente, os grandes estadistas europeus. Hoje temos lideres que acabam o curso de engenharia aos domingos, em unis de qualidade duvidosa. Sabes que mais, vamos nos agarrar 'as pessoas com conteudo e ser felizes porque la' fora acho que nada vai mudar nos proximos tempos/anos...