terça-feira, janeiro 12, 2010

Profunda tristeza



Miep Gies, a mulher que ajudou a esconder Anne Frank e sua família dos nazis em Amsterdão durante a Segunda Guerra Mundial, faleceu ontem aos 100 anos.


Miep Gies ocultou e salvou o diário pessoal da adolescente judia alemã que, denunciada juntamente com sua família, foi deportada para o campo de concentração de Bergen Belsen, onde morreu em 1945. Nascida a 15 de Fevereiro de 1909 em Viena, Miep Gies chegou à Holanda com 11 anos. Na Primavera de 1942, aceitou ajudar o patrão Otto Frank, pai de Anne, a esconder toda a família.

A 6 de Julho do mesmo ano, os quatro membros da família Frank, ao lado de outros quatro clandestinos, refugiaram -se num esconderijo montado na parte de trás da casa, construção que também era sede da empresa familiar, Opekta. Durante dois anos, Miep Gies e três colegas ficaram responsáveis por passar alimentos e cuidar da segurança dos procurados. "Não sou nenhuma heroína. Fiz apenas o que pude para ajudar", declarou há alguns anos Miep Gies.



Os oito clandestinos foram denunciados e detidos a 4 de Agosto de 1944, e enviados para o campo de concentração. Após a passagem dos nazis, Miep Gies descobriu no esconderijo os manuscritos de Anne Frank e conservou-os com cuidado. No final da guerra, entregou o diário a Otto Frank, único sobrevivente. A primeira edição do "Diário de Anne Frank", que nunca teria sido conhecido sem a ajuda de Miep Gies, foi publicada em 1947 em holandês com o título "Het Achterhuis".

Desde então já foi traduzido para mais de 70 idiomas e é um dos livros mais lidos do mundo. O diário é um testemunho dos sofrimentos das vítimas do nazismo. Após a publicação, Miep Gies e o marido receberam muitas homenagens internacionais, incluindo o prémio Raoul Wallenberg de valor e reconhecimento do Estado de Israel como "Justo entre as Nações". Recebeu também a medalha Yad Vashem em 1997.

in Sapo.pt

1 comentário:

Rubi disse...

Uma pena. Mas esperemos que tenha tido uma vida boa, apos essa fase, muito melhor que a Anne Frank. Beijinhos