domingo, novembro 02, 2008

Vamos votar!!!!

Descobri hoje, um pouco alvoraçada é verdade, que esta semana temos eleições. Ah pois é! Eu que sempre pensei que era portuguesa, descobri agora que tenho uma outra nacionalidade e que vou ser chamada a exercer o meu direito de voto que por certo, também é uma obrigação.
Foi hoje no telejornal do Canal 1 e depois no zapping no intervalo na SIC que me dei conta desta realidade. Andava eu convencida que eleições só em 2009, que tinha que escolher entre o que está e a que quer estar e afinal, descobri que nada disso tem importância e que Portugal, não é mesmo Portugal.
Afinal, a que horas é que podemos ir votar no Obama ou no McCain? É que a julgar pelo tempo de antena que lhes foi dado hoje, estamos nos Estados Unidos da América e eu não tinha dado por nada. Não, não estou delusional, desde que começou esta campanha no nosso país que estou a acompanhar a par e passo as raízes dos nossos candidatos, já estive no Vietnam onde McCain foi um POW, já fui ao Hawai de onde era mãe do Obama e visitei n vezes o Quénia, sempre quis lá ir sobretudo depois do Out of Africa, mas acho que estou saciada.
Tudo isto para dizer que sim, as eleições nos Estados Unidos da América são importantes. Que sim, influênciam a nossa vida, a nossa economia e que sim, vivemos num mundo globalizado. Mas isso não dá o direito de nenhuma televisão nos bombardear com a vida dos candidatos presidencias deles, ou serão nossos? Eu sei que tenho febre, mas a febre das eleições norte americanas têm-me exasperada (quase tanto como as telenovelas que passam nos 3 canais generalistas portugueses). Felizmente as eleições são já depois de amanhã, mas temos seriamente que repensar qual o interesse desta intromissão na vida dos candidatos. Por mim, passava bem sem tanta informação.

3 comentários:

AnadoCastelo disse...

Tem graça que eu já tinha reparado que nunca se deu tanta importância às eleições americanas como estas. Agora porquê, ainda não entendi muito bem. Deve ser como dizes "a culpa é da globalização", mas já será tempo de os responsáveis dos canais quando fazem a reunião diária para dar a informação de decidirem com cabeça, tronco e membros, do que vai ser dado no telejornal e não nos impôrem coisas que não nos interessa, de todo.
Beijinhos e as melhoras

Rubi disse...

Concordo em pleno. Sigo o minimo, porque quase que somos obrigados, e nao percebo porque razao o mundo inteiro anda a pensar que vota nas eleicoes da america. Tambem nao percebo porque razao se destaca tanto o facto do Obama ser negro, ate porque ele e metade branco metade negro. Porque razao nao se destaca a parte branca tambem? (nao e que seja importante, mas acho que nada disto e importante!!!)

Anónimo disse...

Estas eleições não têm precedente: um dos candidatos mais velhos de sempre, um candidato com origem não europeia. Um veterano de guerra, versus um teórico-diplomático. A experiência(n livros publicados) versus a inexperência (2 livros publicados).

A razão pela qual se destaca tanto a etnia do BO deve ao facto de a última pessoa negra, nos EUA, com esta força política ter sido brutalmente assassinada. Se fosse um Kennedy ou outro candidato tão jovem ao católico receberia a mesma atenção, estou em crer.

Portugal tem assento na NATO/OTAN e na UN/ONU, organizações nas quais os EUA têm veto; já para não falar de uma base militar norte-americana nos Açores. Nesta perspectiva, diz-nos directamente respeito, Portugal país de tão brandos costumes.

Quanto a sabermos sobre a vida dos candidatos, acho que seja interessante para fazer avaliação de carácter. Podemos não votar, mas podemos saber o que nos espera.

E quem não quer ver, desliga a televisão.