quarta-feira, setembro 10, 2008

O mundo hoje

O mundo hoje alterou-se subtancialmente. Nos arredores de Bruxelas foi posto em funcionamento, um acelerador de particulas. Cá em Portugal, no ITN temos um acelerador de particulas, mas de dimensões de trazer por casa. O de Bruxelas é gigantesco e pretende reproduzir em laboratório as condições que levaram ao Big Bang. Ora, não querendo parecer chatinha, parece-me que os cientistas andarem a fazer de Deus, é algo complexo. O resultado destas experiências pode, em última instância, levar a um Big Bang na Europa e apesar de concordar que o "velho continente" precisa de se renovar, não estou segura que esta seja a melhor maneira.
Por outro lado, o mundo não deixa de me surpreender, deslizamentos de terras na China, monções como não há memória na Indía, e furações (Hanna, Ike, Josephine) pelas Caraíbas que transformaram definitivamente a face do Haiti quando os ventos e chuvas torrenciais levaram tudo à sua passagem, matando milhares de pessoas e deixando as demais sem um tecto.
Será que os cientistas andam a investigar aquilo que deviam? Obviamente que a minha dúvida é facilmente objectável, basta ver que ontem dois cientistas ganharam o Prémio Champalimaud para a Visão, por quererem saber como funciona a retina e impedir determinadas doenças que levam à cegueira. Mas não sei, sinceramente não sei se o caminho que estamos a seguir é o adequado, se calhar é só o possível.

1 comentário:

AnadoCastelo disse...

Essas experiências assustam sempre um bocadinho. Vamos lá ver o que sai dali. Espero que não saia asneira.
Beijinhos