quinta-feira, julho 24, 2008

El Comandante

Da minha janela no alto da Sildávia, comecei a vê-los chegar pontualmente ao meio-dia, era ver embaixadores, encarregados de negócios, pessoal técnico e administrativo (esta foi a parte positiva do convite). Como sempre el Comandante Hugo Chavéz Frías não deixa de surpreender, desta feita ao chegar às 13h50 para depositar a coroa de flores na estátua do Simón Bolívar. Acho que até foi bom o rei Juan Carlos não estar porque desta feita em vez do sempre saudoso "porqué no te callas!" teriamos um qualquer "Date prisa, carajo!"
Este atraso só aconteceu porque em Portugal ninguém trabalhou de perto com sul americanos, porque estou certa que alguém terá dito ao senhor:
- "Comandante, vamos que estamos atrasados!"
e ele terá respondido:
- "Ahorita..."
Ora a tradução deste "ahorita" deveria ser "quando me der na real gana, vou!"
No meio disto tudo, desci da minha torre de marfim na Sildávia (é vidro, eu sei!) e fui almoçar a um restaurante chinês que há ali na Rua das Pretas, e no regresso vi chegar o Sócrates e logo depois o Comandante e aquele pessoal ali em pé desde o meio dia...
Este post é dedicado a todos aqueles portugueses que já viveram ou trabalharam com gente que dizia "ahorita mismo"...

2 comentários:

AnadoCastelo disse...

Por mim "gracias" infelizmente já trabalhei com gente muito parecida.
Jokas

Tongzhi disse...

Adoro essa tua tradução do "ahorita mismo"!!!!!