Para a semana, nos dias 18 e 19, teremos em Lisboa o Conselho Europeu, também conhecido por Reunião de Chefes de Estado e do Governo. Para além do espectável caos no trânsito e incovenientes para quem tenha que circular no centro da cidade e na expo, o importante seria chegar a algumas conclusões, entre elas:
1 - Aprovação, ainda que informal, do Tratado Reformador da União Europeia. Acabar com as reticências da Polónia e da Grã-Bretenha e conseguir simplificar os processos decisórios da UE. Não é possível ter uma série de países reféns da teimosia de um parceiro que os impede de progredir.
2 - Unanimidade política da solução a apontar para o Kosovo. Ou uma autonomia alargada face à Sérvia (solução que a Sérvia, ainda que torcendo o nariz, aceita) ou forçar a independência. A União Europeia, tem que decidir como se vai posicionar, que tipo de apoios está disposta a dar ao Kosovo e que sanções são aceitáveis impôr a Belgrado, sobretudo tem que se garantir que no futuro não existiram mais massacres étnicos que manchem o solo europeu. Não podemos apregoar (como europeus) que somos civilizados, e que defendemos os Direitos do Homem, se permitimos à porta de casa o extreminio de cidadãos europeus por serem de uma religião ou etnia diferente.
3 - Finalmente a aprovação de sanções à Birmânia. Rumores que circulam no MNE, dizem que nada se vai dizer ou fazer porque as grandes potências da região, sobretudo o governo de Pequim não quer alterações no país. Ora, isto coloca a UE perante um problema, ou acede às pressões do governo chinês, ou às pressões dos cidadãos europeus.
Vamos esperar para ver o que é que sai desta reunião, mas parece-me que se corre o risco de não se concluir nada ou quase nada.
Bom fim-de-semana
7 comentários:
Não querendo ser agoirento, acho que és capaz de ter razão... soma e segue!!!
EUROBUROCRATAS!!!!! :)NÃO HÁ PACHORRA!!!!
Votos de melhoras...
Bjos
Seria muito bom, mas mesmo muito bom que esta fosse aquela reunião (em cada 100 reuniões) que é proveitosa e útil para a sociedade e para o Mundo. Bom fds.
...como já vem sendo hábito.
a europa ainda é uma europa de membros, ainda lhe falta muitas gerações de políticos e cidadãos para se tornar verdadeiramente unida, forte e credível.
Claro que se tem de começar por algum lado, mas a mim parece-me que este rnascimento constante da Europa de uns tantos membros mais os que estão para vir, a torna ainda um embrião muito vulnerável, às verdadeiras potências, eua, china, Japão, rússia, pa´´ises árabes.......por aí
..e o transito vai ser um caos.
:(
:)
Isso é que é trabalhar. A reunião vai servir para dar uns passeiozinhos por Lisboa, uns almoços e comprinhas e mai nada!!!
Enviar um comentário