quinta-feira, maio 24, 2007

Leitura recomendada

Recebi este livro de prenda de aniversário* e devorei-o em poucos dias, o enredo é complexo, o vocabulário desafiante, mas acima de tudo, numa pequena amostra ficcionada da sociedade brasileira Marçal Aquino consegue traduzir o melhor e o pior do Homem.
Sinopse:
Numa cidade do Pará, à beira de uma corrida ao ouro, Cauby, um fotógrafo, apaixona-se por Lavínia, uma ex-prostituta casada com um pastor. Daqui nasce um amor tão proibido quanto intenso, alimentado por visitas clandestinas a meio da tarde, de sexo urgente. Com os conflitos entre uma empresa mineira e os seus trabalhadores como pano de fundo, esta é uma história de amor cujo desfecho se adivinha logo nas primeiras linhas, mas que percorre caminhos imprevisíveis e tortuosos, em que nada é o que parece à primeira vista e onde a violência e a brutalidade atingem proporções dramáticas. Uma história onde a sedução emerge como o mais arriscado dos jogos. Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios é também uma história de esperas: a de Cauby, que nunca sabe quando Lavínia o visitará para mais uma longa tarde de sexo; a de Careca, personagem que passou a vida na expectativa de uma paixão platónica; a do jornalista Viktor Laurence, que prepara uma vingança contra os seus inimigos; a da cidade, que antevê a violência prestes a explodir, em consequência da maldição que o ouro sempre traz consigo.
Biografia:
Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior do Estado de São Paulo, em 1958. Jornalista free-lancer, trabalhou como revisor, repórter e redactor e escreveu para os jornais "O Estado de São Paulo" e "Jornal da Tarde". Autores de vários argumentos adaptados para o cinema, publicou ficção aduta e juvenil e recebeu diversos prémios pelo seu trabalho literário, dos quais se destaca o prestigiado Prémio Jabuti, em 2000.
Marçal Aquino, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Editora Palavra, Setembro de 2006.
*Obrigada Luís, Adorei!

3 comentários:

Capitão-Mor disse...

Desconhecia por completo esse autor, mas o enredo parece-me fantástico. Vou investigar nas livrarias aqui do burgo...

Comentário disse...

Surpresa para o nosso amigo Asdrubal!

LoiS disse...

Tantos que eu tenho que ler e tão pouco tempo!