domingo, março 18, 2007

O Encontro - Episódio 2 do Contraponto

A João tinha recebido um convite por e-mail para se encontrar com as mulheres dos seus amigos, a Inês estava numa fúria organizadora. Estava irritadíssima pelo Luís ter aceite ir para Natal na primeira semana de Dezembro e não ia ficar de braços cruzados.
Encontraram-se na Pastelaria Versailles na Av. da República às 18h00 de uma quinta-feira solarenga. A João chegou um pouco atrasada porque tinha tido um contratempo no escritório. Mal chegou cumprimentou as amigas.
Inês mulher do Luís e já conhecida dos leitores, era uma mulher lindíssima, aloirada com olhos cor de amêndoa e 1.70m de fazer parar o trânsito. Para além disso, era uma especialista na área financeira e ocupa um lugar de chefia numa multinacional espanhola em Lisboa. Liliana mulher do Fonseca, era morena com uns olhos castanhos enormes e pestanudos e um sorriso quase permanente. Trabalha numa agência de viagens, aliás tinha sido num projecto laboral que tinha conhecido o marido. Marta, a mulher do Lemos, era uma ex-modelo cuja cor de cabelo era um mistério porque mudava com a estação, os olhos eram verdes, trabalhava no mundo da moda, mas ninguém entendia bem o que é que fazia. E finalmente, temos Constança, a mulher do Ferreira, uma luso-brasileira, filha de pai português e de mãe brasileira. Chamava-se Constança porque o pai tinha lido o Auto da Índia na escola primária de Carrazeda de Ansiães e achava que a Constança era constante. Constança tinha conhecido o Ferreira numa das multiplas viagens de avião que ligavam Lisboa e Natal onde era assistente de bordo. Tinha sido uma paixão assolapada que a tinha levado a zangar-se com os pais que eram contra aquele casamento.
As quatro estavam sentadas numa mesa ao fundo da Pastelaria Versailles, a João chegou e pedindo desculpas pelo atraso atirou-lhes uns beijinhos e um desabafo:
João - Meninas, que dia horrível! Já viram o trânsito que está? Lisboa é assim mesmo, se chove há engarrafamentos, se há sol há engarrafamento...
Inês (rindo) - Realmente és o mau feitio em pessoa, bem diz o Luís.
João (sorrindo) - Sou mesmo...
Depois de pedirem, a Inês abriu as hostilidades
Inês - Mandei-vos aquele mail porque, como já devem saber, os nossos maridos vão para Natal passar uma semana de férias a partir do 1º de Dezembro.
João - Vossos maridos querida, que para mim nem embrulhados e com lacinho azulinho os queria. Mas acho que tens razão, em vez de irem expulsar espanhóis, vão todos contentes para o calor.
Liliana (sorrindo) - Eu só de imaginar o meu Fonseca no meio do calor dá-me para rir. Mas é verdade, estou chateada com ele, estou grávida e vou ficar aqui sozinha enquanto ele vai para a farra, claro que estar grávida não é doença, mas gostava que ele estivesse comigo. Ao sexo mês já vai ser mais difícil mexer-me.
A Marta interrompeu-a:
- Deixa lá, nós estamos cá.
Inês - Ai não estamos não! Era o que mais faltava, eles vão de férias, eu não vou cá ficar a tomar conta da casa e carpir mágoas. Vou de férias também. Quem alinha?
Contança, até ai calada, esboçou um sorriso lânguido, e abanando a cabeça afirmativamente disse:
- É isso mesmo, vamos para fora! Marido fora, dia santo na casa! Nada de programas mediocres, nós merecemos o melhor!
Liliana - Ai, e se acontece alguma coisa ao bebe? Tenho medo.
João - Não te preocupes com o bebe que não lhe vai acontecer nada.
Inês - Alguém tem ideias?
João - Por acaso eu tenho, não que tivesse pensado que ia ter a vossa companhia, mas sendo assim ainda melhor.
Constança - Desembucha mulher, estou em pulgas para saber para onde é que vamos.
João - Bem, vocês sabem que eu tenho andado um bocado desanimada com algumas coisas no meu trabalho, certo? E comecei a desenvolver alguns contactos para tentar obter algumas representações ou importar determinados produtos para Portugal e tinha pensado reunir com os fabricantes para ver se seria possível chegar a um acordo satisfatório para ambas as partes e em Dezembro seria perfeito porque já teria tido tempo de reunir algumas informações que ainda me faltam e reunir com o ICEP...
Inês - Que produtos? Isso interessa-me, se o projecto for bom até podíamos investir todas. O que é que vos parece?
Constança - Acho óptimo porque assim tenho negócios meus e posso ter um rendimento próprio sem estar dependente do Ferreira, além do que posso sempre falar com o meu pai para ele nos emprestar algum dinheiro e até algumas dicas que de comércio tem ele experiência.
Liliana - Eu não me vou poder envolver muito por causa da criança, mas ajudo no que souber e puder, já nos vejo riquíssimas!
Marta - Eu ajudo no que for necessário e ainda posso disponibilizar os meus contactos.
Inês - Mas afinal que negócios são esses? E já agora onde é que é a viagem?
A João sorveu o seu granizado de limão e respondeu:
(continua para a semana)

4 comentários:

Sofia disse...

Mundo da moda??
Importação de Bebidas???
Importação de Chocolates???
Fiquei curiosa ...
Abraços,

LoiS disse...

Se o Ferreira anda no sub-mundo da importação de bacalhau, cheira-me, e é só isso, que estaremos perante tráfico de azeitonas !!!!

Tati disse...

ah, fala sério!!! que curiosidade!!!!
Pra onde vão elas??????
Adorei, boa semana
beijo

Capitão-Mor disse...

Parabéns! Conseguiste superar largamente o primeiro episódio. Gostei do mistério que ficou no ar. Importação de artigos de sex-shop!? :) Será uma viagem a Amesterdão para ver as novidades do sector?