terça-feira, dezembro 26, 2006

The Devil's Dictionary

Uma das minhas prendas de Natal deste ano foi um muito inesperado dicionário, "The Devil's Dictionary" do Senhor Ambrose Bierce, edição da Folio Society que contém algumas pérolas de sabedoria.
"Absolute, adj. Independent, irresponsible. An absolute monarchy is one in which the sovereign does as he pleases so long as he pleases the assassins. Not many absolute monarchies are left, most of them having been replaced by limited monarchies, where the sovereign's power for evil (and for good) is greatly curtailed, and by republics, which are governed by chance".
"Bride, n. A woman with a fine prospect of happiness behind her".
"Dentist, n. A prestidigitator who, putting metal into your mouth, pulls coins out of your pocket".
"Diplomacy, n. The patriotic art of lying for one's country".
"Wedding, n. A ceremony at which two persons undertake to become one, one undertakes to become nothing, and nothing undertakes to become supportable".
"Wit, n. The salt with which the American humorist spoils his intellectual cookery by leaving it out".

8 comentários:

Anónimo disse...

Gostei bastante da definição de diplomacia...

Tongzhi disse...

Deve ser bem engraçado. Já agora o que diz acerca de Teacher?

Sofia disse...

Há muitos anos foi lançado no Brasil um livro chamado "O Melhor do Mau Humor", que se tratava de uma antologia de citações venenosas, muitas delas de autoria de Ambrose Pierce. Uma delas é:
"Abstêmio: uma pessoa fraca que se deixa cair na tentação de negar a si própria um prazer."
Abraços,

Prof disse...

Maria, espero que tenhas passado um bom Natal. Já vi que o Pai Natal foi generoso. Se fores como eu, a melhor coisa que te podem oferecer são livros. Muito oportunas as definições constantes do dicionário. Também gostei da definição de diplomacia.
Beijinhos!

Maríita disse...

Capitão,
muito gosta V. Exa. da vida diplomática.

Tonghzi,
Não tem definição de Teacher, seja porque o autor não achou que os professores fossem diabólicos, seja porque ele já previa que a Maria de Lurdes Rodrigues se ia encarregar deles...

Sofia,
Este tem coisas divertidíssimas.

Jade,
A melhor prenda do mundo são os livros, mas este ano só recebi este, se bem que tenho uma pilha enorme na minha mesa de cabeceira à espera de atenção da minha parte.

Beijinhos

Tongzhi disse...

he he he
Somos mesmo uma escória desta sociedade!
De qualquer modo, obrigado!

Paulo Cunha Porto disse...

Querida Maria:
Note-se que o Dicionário é do Diabo. Conheço-o e nem levo a mal a entrada da «Monarquia», que a minha é a descentralizada, embora sem os partidos. Só discordo da definição da «República», por achar que numa é certo perder, sem qualquer hipótese de ganho.
Beijinhos.

Unknown disse...

Já conhecia algumas traduzidas, desconhecia a proveniência. Prenda fixe!

Beijoca