domingo, dezembro 04, 2005

Ser Tuno

Estudei em Coimbra e sou fã da Tradição Académica na sua verdadeira acepção.

Vivi Coimbra como deve viver um estudante da Academia, trajei-me e tracei a capa pela primeira vez na minha 1ª Serenata na minha 1ª Queima das Fitas.
Tive uma afilhada, roubei o nabo no mercado e atirei o grelo no Rio Mondego pedindo 3 desejos, fui no Carro no Cortejo e fui Cartolada pelas ruas de Coimbra, sentei-me nas escadas da Sé de Coimbra durante 12 horas para assistir à minha última Serenata e chorei baba e ranho quando tudo acabou. Tive o orgulho ser eu a gritar o FRA pela Faculdade de Economia à qual pertencia.
Um dos dias mais felizes da minha vida, não foi quando saiu a minha última nota, mas sim o dia do meu Rasganço!
No entanto sempre disse que apenas me faltaram duas coisas para ter feito "tudo" o que correspondia ao que eu mais gostava na tradição: fazer parte de uma trupe, e ter feito parte de uma TUNA.

Seis anos passados, continuo a ter pena de nunca ter feito parte de uma trupe, mas passou-me completamente o desejo de ter feito parte duma Tuna. Esta parte é bem mais complicada de explicar, mas vou tentar fazê-lo...

Assisto a espectáculos de Tunas há 15 anos, sempre me fascinaram daí eu querer ter feito parte de uma, mas desconhecia por completo o que é que isso significava e de onde vinha o encantamento. Este fim de semana soube o porquê.

O meu irmão é Tuno há 7 anos. Acompanho-o desde então, e assisti a múltiplas actuações dele e dos amigos, mas principalmente assisti ao crescimento de uma pessoa diferente e completa. Ele nunca seria como é e o que é hoje, senão fosse a Tuna.
A todos aqueles que pensam que os Tunos não passam de uns calões que levam anos a acabar o curso, bêbados, arruaceiros, parvalhões que só querem comer gajas ou tipos arrogantes que se acham mais que os outros, como eu já muitas vezes ouvi por aí, só vos tenho a dizer : a ignorância é uma coisa muito triste!!!

Não, isto não é uma irmão coruja a falar. É alguém que ao longo dos anos, e especialmente no último ano teve o privilégio de ter a companhia diária e acompanhar muitos novos amigos TUNOS.

Aquilo que eu aprendi:
1) São PESSOAS, SERES HUMANOS, como TODOS NÓS! Estudam, namoram, casam e têm filhos. São amigos e companheiros durante a faculdade, e são nossos colegas nas empresas em que trabalhamos. São pessoas absolutamente normais mas que têm em comum o gosto pela música e pelo convívio.

2) Dentro da Tuna têm um ritual difícil de ultrapassar que é passar de caloiro a Tuno. O desgraçado do caloiro é aquele vocês pensam que está a ser praxado (e efectivamente está), mas não por crueldade ou arrogância ou só porque os mais velhos passaram pelo mesmo. Ele está a aprender a ser humilde! Sabem o que é HUMILDADE? Aquela característica que muitos de nós devíamos ter e não temos. Está a aprender a não ser envergonhado e ser capaz de abordar qualquer pessoa com naturalidade e simpatia. A ser DESENRASCADO e saber lidar com as situações mais inesperadas e saber sair delas. A saber o que significa hierarquia e RESPEITO pelos outros. A absorver conceitos como: AMIZADE, solidariedade,COMPANHEIRISMO e ENTREAJUDA. Conhecem muito sobre o que é ter 50 pessoas completamente diferentes e aprendem, senão a respeitar, pelo menos a conviver com as diferenças e passam a saber lidar com qualquer tipo de pessoa que lhes vá aparecer um dia pela frente.
Só passa a Tuno quem os aprendeu tudo isto.É uma honra passar a Tuno, e só faz falta quem lá está. Ou seja, se não passaste, ou se te piraste de alguma, é porque não ganhaste esse direito.

3) Que depois de chegarem a Tunos, estes conceitos permanencem ao longo da vida, em todas as suas vertentes: como Amigos, como Colegas de trabalho, como Chefes, como Profissionais, como Maridos e como Pais.

4) Last, but not the least, eles adoram preparar novas músicas, viajar, rir e curtir com os amigos. É em muitas dessas viagens que surgem canções, baladas e amizades mais fortes.
São essas que eles levam a Palco durante os festivais, e são essas que os enchem de Adrenalina quando estão lá e com todo o gosto as apresentam a Pais, irmãos e irmãs, namoradas, amigos e amigas e totais desconhecidos, tudo porque nos querem ver vibrar como eles, e principalmente encantar! Só nós que os acompanhamos é que temos noção do quanto eles dão "ao litro", do nervosismo em Palco que de repente se transforma em emoção. Sem sabermos, do outro lado dos cenários, somos contagiados e assim somos, como eu fui, "enfeitiçada" por estes grupos!

Quem sou eu para falar de Tunos, ou de uma Tuna quando nunca fiz parte de nenhuma? Não sou ninguém. Limito-me a ser Amiga e Irmã. Observadora e não participante. Acompanho-os, mas não sou uma deles, nem assim deve ser. O grupo é próprio, só a eles pertence, só eles sabem tudo o que comporta de bom e de mau.

Porque é que, se gosto tanto de Tunas, já não sinto a frustação de nunca ter feito parte de nenhuma?
Porque agora sei o que me enfeitiçava durante as actuações, e não é por não ter feito parte de uma que deixei de sentir o mesmo. Assim, já não tenho essa pena, deixei-a em Coimbra junto aos "Segredos desta Cidade que levo comigo p'ra vida". Mas confesso-me uma privilegiada e porque após ter saído da Universidade foi-me dada a oportunidade de os conhecer como colegas, chefes, mas acima de tudo como Amigos.Eles deixam que todos os dias eu seja presenteada com a presença deles em minha casa para conversar, tomar café, partilhar alegrias e tristezas e sem querer, deixaram-me entrar de mansinho no melhor que tem o grupo: no sentido de amizade e dar tudo por tudo por algo e alguém de quem gostamos!

4 comentários:

Maríita disse...

Conheço alguns tunos, nenhum é depravado, muitos têm falta de parafusos, but then again so do I.

Obrigada pelo teu telefonema, soube-me bem apesar da confusão àquela hora.
Beijos

b r a z i n h a disse...

Bom... já deves estar desesperada por não ter ainda comentado nada acerca deste Texto... dia difícil!

Acho que vai ser o meu 1º comentário neste vosso Blog onde me vou tentar manter com alguma seriedade!

"Quem sou eu para falar de Tunos, ou de uma Tuna quando nunca fiz parte de nenhuma? Não sou ninguém."

Se o Herman José e outros inteligentes da nossa Sociedade se podem dizer conhecedores e caricaturar à sua boa vontade o que de bonito se vai fazendo neste país, então tenho a dizer-te que és uma autêntica expert na matéria e mais do que ninguém és alguém que pode falar de Tunas e de Tunos.

Formalmente sou Tuno desde Setembro de 1992, mas andava ainda no meu 11º ano e já tinha o privilégio de estar "dentro" de uma Tuna... Depois, ajudei a fundar a minha e desde então, nunca mais a larguei nem penso que venha algum dia a poder largar.

Não é algo que se transmita por palavras, é apenas o saber estar, o saber pertencer, o querer aprender, uma lição de vida acima de tudo...

Aos críticos, sim ouço-os... tento compreender e fazer algo por eles, mas sinceramente, nunca me tiraram um minuto de sono!

Apenas deixo aqui um pequeno senão... é que tu Andorinha, tens a sorte de ter contactado e continuar a contactar com Tunas no verdadeiro conceito da palavra. Como em tudo, há bons e maus políticos, há bons e maus médicos, há boas e más tunas... Pena que muitas vezes sejam as más que mais aparecem em TVs, Rádios, etc...

Agora outra coisa que não tem nada a ver... obrigado Amiga, por tudo neste fim de semana que foi mágico :)

b r a z i n h a disse...

PS - desculpem um comentário tão extenso...

Andorinha disse...

Agora é a minha vez de dizer: puxa, agora bateu!
Tou tão à toa, q não tenho mais palavras, conseguiste calar-me!:S
Beijos e miminhos