segunda-feira, novembro 28, 2005

Houston we have a problem...

Pois é, temos um problema...
Contem-me lá por onde é que andaram este fim-de-semana? Estiveram em Lisboa? Tentaram passear? Foram à Av. da Liberdade? Restauradores? Rossio? Praça do Comércio?
Se fizeram sexta, sábado ou domingo este percurso a partir do pôr do sol, já sabem do que é que eu estou a falar. Se não, deixem-se ficar para verem o lento desenrolar da história. Se não são de Lisboa, não venham cá, não vale a pena, como poderão intuir dentro de momentos.
Por motivos vários, este fim-de-semana tive que ir várias vezes a Alfama. Às vezes ao princípio da tarde, outras vezes à noite. Vivendo no centro de Lisboa, mais não tinha que chegar ao Marquês de Pombal e virar para a Av. da Liberdade, sempre em frente fazendo as curvas necessárias, enfim, o normal da condução.
Ao princípio da tarde uma pessoa ainda tem paciência, aquilo faz-se bem, o trajecto dura entre 7 e 15 minutos segundo esteja mais gente a ir para a baixa para as compras ou tenham optado pelos centros comerciais. Mas meus amigos, assim que o sol se esconde, o trajecto de 15 minutos máximo, transforma-se numa hora ou duas.
Os carros de família, com os pais à frente e os "putos ranhosos" no banco de trás. Famílias completas. Na sexta-feira, ainda achei que havia um evento qualquer à beira rio. No sábado após ter vocifrado uma hora e meia no carro, achei que já era demais e que devia estar a acontecer algo grande. No domingo já não havia pachorra, reunião com o mestre de obras às 15h30, tudo ok, andei para cima e para baixo sem problemas. Mas quando combinei com o meu amigo Alfredo Vaz para me fazer uma mudança às 18h00, acabou-se tudo. Telefonou-me da 24 de Julho a dizer que estava tudo entupido e que nem para a frente nem para trás. Eu sorri-me e pensei para com os meus botões, e eu há meia hora parada nos Restauradores...
O problema meus amigos é simples, e a esta altura do texto vocês já descobriram o cerne da questão. O diabo a árvore de Natal!
Não acreditam? Experimentem ter a maior árvore de Natal da Europa e arredores, provavelmente do planeta terra e arredores, patrocinada pelo Millennium BCP, na Praça do Comércio. Não sei quem é que resolveu permitir aquela coisa gigante ali, mas... Houston we have a problem!
P.S. - Senhor Eng.º Carmona Rodrigues, para a próxima vez que queira iluminar o pessoal do Ministério da Finanças, não dê cabo da paciência do resto do pessoal!

2 comentários:

Andorinha disse...

Sábado à noite: UMA HORA E MEIA PRA DESCER A PORCARIA DA AV. DA LIBERDADE E CHEGAR ÀS DOCAS DE ALCÂNTARA!! Ia tendo um ataquinho!
Maldito Millenium BCP!
E porque é que temos SEMPRE que ter as maiores coisas da Europa? Complexo de inferioridade ou falta de cérebro por parte do Tuga que anda a pagar 21% de IVA e apertar o cinto pra pagar estas porras destas peneirices??

Maríita disse...

Ah! Afinal é só a maior da Europa! É que ontem numa das mais surrealistas conversas que tive ao longo dos muiiiiitttttoooooos anos que conheço o Alfredo, ele dizia que no Brasil tinham construido uma árvore maior. Eu disse-lhe que o melhor era alinhar o pessoal todo com uma régua! Francamente, não temos mais nada a fazer com o nosso dinheiro? Os outros países da Europa não precisam destas coisas, talvez por isso nós andamos a apertar o cinto à séculos e os demais a viver relativamente bem...