terça-feira, novembro 29, 2005

Dificuldades

Ainda não percebi porque é que as pessoas têm tanta dificuldade em dizer o que lhes passa pela alma. Às vezes temos amigos de há séculos, cuja relação é assim, porque é assim, são Amigos mesmo. São parte de nós. E, no entanto, não somos capazes de lhes dizer que gostamos deles.
Não estou a falar de declarações de amor, estou a falar de amizade mesmo. Aquelas pessoas que estão ao nosso lado sempre, que nos dizem coisas que não admitimos a mais ninguém, que pensamos "que raio de feitio que tu tens" e no seguimento pensamos "o teu feitio é chato, mas eu já não passava sem te ter a puxar-me as orelhas". Porque é que custa tanto, nestas circunstâncias, dizer "Gosto de ti!"?
Porque ao dizermos "gosto de ti" estamos a dar conhecimento ao outro que ele tem uma vantagem sobre nós e que nos pode magoar, porque a nossa sociedade vende sentimentos, mas não permite que eles fluam. Um exemplo prático, ontem tive que resolver um problema e pedi ajuda a um Amigo. Amigo mesmo, daqueles que se passam meses sem o ver e quando o vejo parece que foi ontem, agradeci a ajuda que ele me deu e acrescentei "Gosto muito de ti. Obrigada por seres meu amigo", a resposta dele não se fez esperar "Bem miúda, estás parva ou quê?! Então???!!!", a lágrima no canto do olho, fez-me saber que o que eu lhe disse foi direito ao coração dele, mas não é suposto ser dito. A nossa sociedade impõe uma barreira a estas situações e nós, quais ovelhas seguimos a norma, em vez de dizermos às pessoas que gostamos delas. E se um dia essas pessoas já não estiverem? E se for demasiado tarde? É melhor dizer já tudo!
É por isso que hoje já disse a uma Amiga "Gosto de ti. Assim malucates e tudo!", ela já sabia e eu também. Mas dito tem outro sabor, outra força e uma capacidade de criar uma intimidade ainda maior.
Por isso, amigos, digam "Eu gosto de ti!" com muito orgulho, sem medos, sem receio de sanção por parte da sociedade. Ousem ser Amigos e recebam o que daí advier e se alguém olhar meio de lado digam "Nem sabes o que andas a perder!"

7 comentários:

Andorinha disse...

Gosto de ti.Muito.
Agora só falta dizer aos outros...

Maríita disse...

Espero que os outros te digam também a ti.
Gosto muito de ti! ;-)!
Beijos

P.S. - Já te disse que estamos a ficar lamechas? uhm... acho que sim!

b r a z i n h a disse...

Definitivamente, os nossos blogs viraram muro de lamentações! :) Às vezes é preciso termos estes momentos de introspecção, algo que ao pensarmos nos joga abaixo, mas que ao reflectirmos e mandarmos para fora nos fortalece muito mais! É assim que me sinto hoje depois dos textos que escrevemos e dos comentários que partilhámos... obrigado Maria, obrigado Andorinha...

Maríita disse...

Olá Desconhecido!
Isso é uma forma encapotada de dizeres que gostas de nós?
;-)!

b r a z i n h a disse...

Para meio palavrador, bom entendido basta! ;)

Salta Pocinhas disse...

Gosto mt mt mt mt mt mt mt de ti Johnny!!!
Espero que aq abreviatura n diminua o sentido da palavra...
Beijinhos e saudades

Maríita disse...

Linda,
É tão bom ter a tua visita no meu cantinho...sabes que eu te adoro! Só espero que em breve possamos estar juntas...
Beijocas