quarta-feira, novembro 23, 2005

Apátrida

Hoje conheci o meu primeiro apátrida. Na nossa profissão, isto acontece de vez em quando, mas a mim foi a primeira vez e deu para eu me pôr para aqui a pensar. O que é que leva uma pessoa a querer ser cidadão do nada? ou será que é cidadão do mundo? não querer ter documentos, nacionalidade, nação? Eu cá sou portuguesa!
Sou portuguesa dos quatro costados, adoro o meu país! Sou uma feverosa adepta da Cultura portuguesa, apesar de não a saber definir. Gosto do norte de Portugal, do centro e do sul. Adoro a costa portuguesa, as terras mais altas, o cheiro da maresia e da terra molhada pela chuva. E a nossa gastronomia? Perguntem à Andorinha como era cada vez que uma vinha a Portugal e regressava a terras de Espanha...que saudades tínhamos!
Por outro lado, digo mal de Portugal todos os dias. Contradição? Acho que não. Os portugueses dizem mal de tudo e de todos (deviam ter ouvido a mesma conversa que eu ouvi hoje ao almoço), mas são fantásticos porque dizem mal por igual, não há cá simpatias. É para dizer mal, é para dizer mal. Os portugueses são exagerados, adoram ou odeiam as coisas, não há um meio termo. E eu adoro Portugal!
Às vezes fico triste, às vezes gostava que fossemos um bocadinho menos corruptos, um bocadinho mais honestos, com políticos mais capazes, níveis de educação superior e que os nossos cérebros não se fossem embora (felizmente ainda há muitos que ficam), às vezes gostava que fossemos mais desenvolvidos, mas depois, olho para as notícias lá de fora, dos desenvolvidos, e prefiro Portugal.
Sou portuguesa e adoro Portugal! Pronto, fica dito! Já passa...

5 comentários:

Andorinha disse...

Lembraste da figura ridícula que fizemos em Salamanca a gritar o Hino de Portugal com os filhos dos Emigrantes? Com aquele que parecia irmão do emplastro, lembraste?? lol
Nesse dia senti-me ridícula, tadinha de mim... tava só no início da aprendizagem! Se fosse hj gritava mais alto!
Bjs

b r a z i n h a disse...

Nem de propósito... juro que não tinha lido este teu texto... mas acabei de escrever sobre a Teoria da Constipação que tem algo a ver com o que advogas! Tou a começar a ficar preocupado por concordar demasiado contigo... hummm... lá chegará o dia! ;) Keep up...

Andorinha disse...

Tá decidido! Vcs TÊM q ser apresentados! Depois correm comigo do blog que vão criar em comum, mas será uma consequência feliz!eu terei sido a 1º a dizer q vocês são parecidinhos! hehehe

Maríita disse...

Lembro-me perfeitamente! Irra, tens razão o tipo era o irmão do emplastro e nós não sabiamos. Lembraste da monumental seca que esse tipo me deu para que eu lhe traduzisse o Cv para português porque está num franceñol horrível e eu nem sabia por onde é que devia pegar naquela coisa a que ele chamava CV? Se soubesse o que sei hoje não me tinha dado ao trabalho porque aquela "obra de arte" deve ter ido direita para o caixote do lixo...
E o Nils a comer pastéis de nata?
...vou chorar...

Maríita disse...

Bem Brazinha, confesso que estou surpreendida com algumas semelhanças e traços comuns nos nossos posts, no entanto, ainda não estou disposta a dar o braço a torcer à Andorinha, quando ela me anda a sarrazinar a paciência a dizer que nós somos "parecidinhos" (já lhe disse quase que sim, mas pronto. A rapariga tem uma capacidade de insistência capaz de tirar do sério um santo, quanto mais a moi même).