sexta-feira, julho 07, 2006

Sondagem

Segundo uma sondagem da Rádio Reanscença/SIC e Expresso divulgada hoje, se as eleições legislativas fossem hoje, o Partido Socialista mantinha a maioria absoluta, reforçando a sua votação enquanto o PSD descia e o fosso entre estes dois partidos seria de 11,3%.
A CDU e o BE viam as suas votações também serem reforçadas face às últimas eleições e o CDS-PP desceu nas intenções de voto.
Quanto a individualidades, o Presidente da República, Prof. Dr. Cavaco Silva lidera destacado a sondagem com 69% da popularidade, seguido pelo Primeiro-Ministro José Sócrates com menos 10 pontos percentuais, situando-se nos 59%.
De tudo o acima descrito, e usando a velha máxima dos políticos que dizem sempre que as sondagens valem o que valem, esta vale para provar que o efeito anestésico que vivemos não permitiu ainda ao povo português acordar para a realidade da descida das pensões reais de reforma, para o aumento da taxa de desemprego (mesmo que o Governo diga que esta se encontra a diminuir), o aumento das prestações ao banco para pagamento de empréstimos, etc. Também se pode retirar daqui uma outra conclusão fácil, a oposição do PSD e do CDS PP não está a funcionar. O discurso destes partidos não passa nem atinge a população.
Já sei que está toda a gente a pensar no jogo de futebol de amanhã e que estas coisas da política não interessam muito porque afinal não podemos fazer muito para mudar as opções do governo no entanto, seria bom despertar a consciência colectiva para a realidade do nosso país e procurarmos que nas próximas eleições não se dê um voto em branco em quem não provou merecê-lo.

8 comentários:

TONY, Duque do Mucifal disse...

pois...o problema da oposição é que esses partidos também vivem com a sua oposição. A "liderança" do Marques Mendes é frágil tal como o discurso de Ribeiro e Castro. É pena o Pires de Lima ir pra UNICER...cada vez vai ter menos tempo para a Politica. E é dos politicos gestores que precisamos. Farto do politico carreirista, TOU EU!

Anónimo disse...

Não se deve responder a perguntas com questões, e os chavões não valem o que valem, valem mesmo nada. Mas:

- Qual a alternativa séria ao Sócrates, se houvesse hoje eleições?

- Qual a solução concretizável ao problema da reforma e das pensões? O sistema tripartido?

- As pessoas não querem saber de teorias (disse-me um colega ontem, que tem 35! anos, por isso jovem) querem é ter dinheiro na conta.

Por esta mesma lógica, usando um raciocínio quase tautológico diria, que as pessoas só sentirão a descida real das pensões, quando sofrerem, à semelhança de Itália, do síndrome do 23.º dia, i.e., a partir do 23.º dia do mês só compram pão. Não há dinheiro nem sequer para o queijo!

- Quando foi a última vez que tivemos uma oposição?

- Fora a «gritaria histérica» dos jornais sencionalóides (sencionalista+tablóide) e do reclame do ponto verde (explica-me como se eu fosse uma criança de 4 anos) há alguém que publicamente fale para um povo com uma taxa de iliteracia que ronda os 60%?

Não tenho respostas para governar o nosso País, mas num País em que a taxa de endividamento ultrapassa os 100% (ou seja, ultrafalidos), a taxa de iliteracia ronda os 60%; tento ser poupada e esforço-me ao máximo, para que os meus sobrinhos e as pessoas me rodeiam sejam literadas.

Se mais nada, ao menos a dignidade de saber ler, escrever e falar, o nosso património mais importante e sem preço - a Língua.

Andreia disse...

Parece que o pessoal está a gostar de se ver cada vez mais enterrado...

LoiS disse...

Estou à vontade para falar pois até sou da Vossa côr, talvez um pouco mais ao centro !

Eu mesmo assim admiro a determinação e tenacidade deste PM e mais...surpreendeu-me pela positiva !

Desculpa lá qualquer coisinha !

Anyone disse...

Maria, isso é o síndrome do fim da semana?! Política, a esta altura do campeonato?! O meu cérebro já está em processo de desintegração. Olha... bom fim de semana pa todos.

Alentejano disse...

Alterantiva??? Mas isso não è das Touradas?

TONY, Duque do Mucifal disse...

a unica esperança reside na Presidencia da Republica, mas que em Portugal em termos constitucionais não passa de uma figura decorativa. é pena!

Eva Shanti disse...

Isto não está fácil!

Será que o PS manteria a maioria absoluta porque o povo já se está nas tintas para quem esteja no poder ou porque as alternativas quase não existem?

Não acredito que as pessoas achem que esteja a verificar-se alguma retoma económica ou que ou que a taxa de desemprego esteja a diminuir. Quem tem contas para pagar e vive do seu trabalho sente na pele o que custa viver neste país. Perguntem aos trabalhadores da Opel da Azambuja o que é que eles acham...

Quanto ao futebol, insiste-se demais na frase gasta de "ópio do povo". Não foi uma anestesia, foi uma alegria, um movimento nacional iniciado por um brasileiro.

Lembro que também foi um brasileiro que pôs a TAP a dar lucro.

Se calhar, o que Portugal precisa é de uns gajos de fora para pôr o país a funcionar. Patriotismos à parte, já estou por tudo!